Responsabilidade Socioambiental

Por meio de ações conjuntas entre a comunidade acadêmica e externa, a Faculdade Cesusc busca conscientizar a população sobre a importância de projetos socioambientais e o equilíbrio ecológico.

A Faculdade busca por meio de seus diversos Núcleos e Grupos de Pesquisa, Projetos e Setores desenvolver ações de Responsabilidade Socioambiental. Veja alguns deles:

A Faculdade recebeu em 2012 do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), com o apoio da Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon (Fahece), o selo de Empresa Solidária Hemosc por contribuir anualmente com doações de sangue e medula.

Todos os anos a Faculdade promove ou participa de eventos que estimulam doações de sangue e medula óssea.

Fato curioso: entre as doações de medula óssea, uma acadêmica do Curso de Administração foi chamada pelo Hemocentro, por a sua compatibilidade e a possibilidade de fazer a doação de medula na tentativa de salvar e dar esperança a outra pessoa. Segundo o Ministério da Saúde, a chance de se encontrar uma medula compatível entre doador e receptor pode chegar em 1 em 1 milhão.

A Faculdade mantém o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) que promove atendimento aos alunos, professores e colaboradores que necessitam de ajuda psicológica e pedagógica, orientando no processo ensino-aprendizagem.

O Núcleo também atua por meio de projetos, como Nivelamento em Língua Portuguesa, Aperfeiçoamento Pedagógico para Docentes, Cinema Interdisciplinar e outros programas que contribuem com o ensino oferecido na Instituição.

Para entrar em contato, basta enviar e-mail para [email protected] ou pelo telefone (48) 3239-2626.

A Faculdade presta serviços de atendimento psicológico gratuito por meio do Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia (Cepsi), que foi instituído com o objetivo de uma formação voltada para a cidadania e para ética por meio dos serviços prestados à comunidade.

Para mais informações sobre os serviços e atendimento gratuito ligue para o telefone (48) 3239-2656.

O Escritório de Atendimento Jurídico (Esaj) da Faculdade destina-se à prestação de assistência jurídica gratuita à população carente. Sua atuação não fica restrita aos conflitos envolvendo o direito civil, já que a estrutura diferencia-se por comportar núcleos de atendimento especializado extensíveis às áreas de direito penal, trabalhista, previdenciário, administrativo e interesses difusos e coletivos.

Seu relevante papel social, com efeito, é inquestionável, porém ganha ainda mais destaque por se tratar do único escritório modelo com desempenho efetivo em determinadas áreas jurídicas, como ocorre em relação às demandas coletivas. Além de desempenhar relevante papel social, o Esaj proporciona aos acadêmicos a possibilidade de vivenciar a prática jurídica, mediante atuação em situações reais, visando à solução de conflitos, nos moldes de um verdadeiro escritório de advocacia.

Para mais informações sobre os serviços e atendimento gratuito ligue para o telefone (48) 3239-2644.

Áreas de Atuação
.: Direito Civil, Consumidor e Família;
.: Direito Administrativo e interesses coletivos;
.: Direito Penal, com ênfase em Execução Penal;
.: Direito do Trabalho;
.: Atendimento de pessoas vitimadas por atos de discriminação, especialmente racial;
.: Defesa do adolescente em conflito com a lei.

A Instituição mantém o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) criado por meio de convênio com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e presta atendimento gratuito à comunidade do Norte da Ilha.

O resultado é uma Justiça mais rápida, por meio da conciliação e utilizando procedimentos simplificados, viabilizando soluções de conflitos. Esse tipo de procedimento reduz o número de processos no Poder Judiciário e proporciona às partes um meio de atingir uma solução eficaz, rápida e menos litigiosa.

Para mais informações sobre os serviços e atendimento gratuito ligue para o telefone (48) 3239-2644.

Áreas de Atuação
.: Atendimento gratuito à comunidade;
.: Atendimento gratuito aos turistas do Mercosul;
.: Participação efetiva em mutirões de conciliações.

A Faculdade mantém o Programa ECOnsciência com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a questão ambiental e a implementação de ações práticas voltadas à sustentabilidade.

Seguindo o planejamento do Programa de Sustentabilidade ECOnsciência, foi instalada para seus alunos, funcionários e comunidade o “Papa-Pilhas”: um lixeiro especial para o descarte de pilhas e baterias.

Produzido com materiais reciclados, o recipiente é limpo uma vez por semestre ou sempre que fica cheio, e seu conteúdo levado até a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), onde tem o destino apropriado.

Com base no Projeto, a Faculdade se certificou de que o adesivo usado para a identificação do “Papa-Pilhas” fosse produzido de forma sustentável, feito em uma máquina à base de água e látex que não poluem o meio-ambiente, ao invés de utilizar uma máquina comum à base de solventes químicos.

Pilhas e baterias contêm substâncias tóxicas em sua composição, por isso merecem cuidados na hora do descarte. Se esse material for depositado em lixões, as toxinas serão absorvidas pelo solo e contaminarão os lençóis freáticos. A legislação proíbe jogar a céu aberto, entretanto, não existe no país um programa de recolhimento para esse tipo de material.

A Faculdade mantém o Programa ECOnsciência com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a questão ambiental e a implementação de ações práticas voltadas à sustentabilidade.

A Faculdade Cesusc leva em consideração os prejuízos ambientais produzidos por resíduos descartados de maneira incorreta, e estimula o beneficiamento e reaproveitamento de materiais recicláveis.

A Instituição mantém uma parceria com cooperativas de reciclagens de lixo, responsáveis por dar um destino adequado e seguro ao lixo eletrônico. As empresas são chamadas pelo menos duas vezes ao ano materiais de informática sem uso.

A Faculdade mantém o Programa ECOnsciência com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a questão ambiental e a implementação de ações práticas voltadas à sustentabilidade.

Entendendo que a área construída e o número de circulação de pessoas no Campus exerce um impacto ambiental no seu entorno, a Faculdade mantém uma estação de tratamento de efluentes e esgoto, a fim de evitar a poluição do solo e lençóis freáticos.

Mensalmente a Estação de Tratamento passa por uma inspeção e é certificada de seu bom funcionamento.

A Faculdade mantém o Programa ECOnsciência com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a questão ambiental e a implementação de ações práticas voltadas à sustentabilidade.

Com o projeto de Redução de Consumo de Água Potável implantado a Faculdade proporciona uma redução no consumo de água de 40% ao ano, antes da implementação do Projeto. Isso representa aproximadamente 1 milhão de litros de água potável que deixaram de ser desperdiçados.

Para alcançar esse objetivo, foram instalados redutores de vazão em todas as saídas de água e bloqueadores de ar na tubulação. Tais equipamentos não comprometeram a funcionalidade de torneiras, chuveiros, banheiros, entre outros.

Além da redução na emissão de efluentes, o menor fluxo de água potável faz com que as bombas de água fiquem ociosas por mais tempo, diminuindo também o consumo de energia no Campus.

A Biblioteca possui um programa diferenciado de multa chamado Penas Alternativas. O usuário acumula pontos que podem ser compensados de diferentes formas.

O Programa foi criado como uma alternativa à cobrança convencional de multas em bibliotecas por atraso nos empréstimos.

No funcionamento do Programa o usuário acumula 1 ponto a cada dia de atraso na devolução de cada obra do acervo tomado por empréstimo, com exceção dos sábados, domingos e feriados. O usuário poderá acumular até 10 pontos e continuar retirando livros emprestados do Setor, porém, após o décimo primeiro ponto, o Sistema não irá permitir o empréstimo enquanto o usuário não regularizar sua situação.

Os pontos acumulados podem ser compensados de diferentes formas, que envolvem a doação de alimentos, produtos de higiene, agasalhos e/ou brinquedos, conforme a campanha vigente.

As doações arrecadadas são destinadas a instituições que amparam pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Epopeia Literária no Terminal de Ônibus de Santo Antônio de Lisboa consiste na alocação de um quiosque de autoatendimento, aberto 24 horas no terminal situado ao lado da Faculdade. O usuário retira a obra que desejar e devolve assim que terminar a leitura. São feitas algumas recomendações como levar um livro por vez, não ficar muito tempo com o livro em casa, manter o quiosque organizado, entre outras.

A iniciativa teve início no dia 31 de outubro de 2007, com ampla divulgação na mídia e com o apoio da Secretaria de Transportes da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Para que seja sustentável, o Projeto conta com a parceria de todos.

Caso você tenha livros que não estão sendo utilizados e podem ser doados, basta levar a Faculdade, aos cuidados da Biblioteca. Para mais informações entre em contato pelo e-mail [email protected].

A Instituição é parceira do Esporte e da Cultura, e por isso promove ao longo do ano diversas atividades culturais gratuitas e abertas ao público.

Promove ainda sessões gratuitas de filmes alternativos e de grande importância cultural. Sedia uma vez por ano a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, e recentemente foi selecionada para também sediar a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde. Ambos eventos gratuitos e abertos à comunidade.

Pensando na importância do exercício físico, a Faculdade foi parceira por dois anos da TIME – Treinamento Individualizado Multiesportes, estimulando a participação de alunos nas equipes de corridas, ciclismo e triátlon para competições ou simplesmente corridas para manutenção de uma vida saudável.

A Faculdade mantém, ainda, uma acadêmica dentro do Campus com descontos exclusivos para alunos, professores e colaboradores, a fim de estimular a atividade física e evitar o sedentarismo.

A Faculdade é totalmente acessível às pessoas com deficiência física ou dificuldades de locomoção. Não há rampas, desníveis ou obstáculos que impeçam a locomoção dessas pessoas pelo Campus, de acordo com a legislação vigente.

As portas das salas e locais de atendimento ao aluno são largas e todos os banheiros são adaptados, o que permite o acesso às áreas comuns e de estudos. O Campus possui ainda elevador preferencial, bem como estacionamento exclusivo e coberto para atender a esse público.

No auditório as pessoas com deficiência física ainda tem um espaço reservado e privilegiado.

A Faculdade é totalmente acessível às pessoas cegas ou com visão subnormal. Todas as áreas de circulação possuem o piso tátil e placas em braile. Não há rampas, desníveis ou obstáculos que impeçam a locomoção dessas pessoas pelo Campus, de acordo com a legislação vigente.

As portas das salas e locais de atendimento ao aluno são largas e desprovida de obstáculos. O Campus possui ainda elevador preferencial.

No intuito de criar espaços de debate com a participação de todos, a Faculdade Cesusc promove diversos eventos, ao longo do ano, todos gratuitos.

A Instituição é voltada à transformação social e visa a promoção da dignidade humana. Pensando dessa forma, sedia eventos como, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul e a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde, entre outros. Ambos eventos gratuitos e abertos à comunidade.