Professor Prudente Mello realiza exposição fotográfica na Biblioteca Pública de

23 de agosto de 2016

Professor Prudente Mello realiza exposição fotográfica na Biblioteca Pública de SC

Abre hoje, dia 23, a mostra fotográfica “Memória das Ruas”, do professor Prudente José Silveira Mello, no hall da Biblioteca Pública de Santa Catarina, no centro de Florianópolis. A exposição, alusiva à Semana da Anistia, é organizada pelo Coletivo Catarinense de Verdade, Memória e Justiça, e vai até o dia 26 de agosto. A Faculdade CESUSC é apoiadora do projeto.

As fotos foram feitas entre 1979 e 1982, na cidade de Curitiba. Elas retratam mobilizações pela Lei da Anistia, greves e atos públicos em ruas e praças. Entre os eventos fotografados, está a primeira greve dos trabalhadores de Curitiba depois da instauração do regime, assim como os atos públicos realizados em defesa dos estudantes catarinenses presos na Novembrada. No total, são 30 imagens escolhidas pela curadora Maria José Coelho.

“A exposição acontece na Semana da Anistia e isso tem um significado muito importante. O conceito de memória, do que nosso país viveu no período da Ditadura, não pode ser esquecido. São fatos que não podem mais se repetir e as fotos tem essa finalidade, resgatar a memória. Se trouxermos essa reflexão para o cenário atual, algumas questões ainda nos preocupam, tais como o direito dos trabalhadores e das minorias. As políticas públicas inclusivas também não podem acabar”, explica o professor Prudente.

A partir das 18h30, o público pode assistir também à esquete Crônicas Versadas, escrita e dirigida por Laureano Teixeira, que marca a abertura da exposição. A entrada é aberta ao público e gratuita!