Faculdade CESUSC realiza Jornada de Integração e Iniciação Científica

  • Data de publicação
    22 de setembro de 2016
  • Discussão
    Nenhum comentário

Faculdade CESUSC realiza Jornada de Integração e Iniciação Científica

Entre os dias 3 a 5 de outubro de 2016, a Faculdade CESUSC realizará a I Jornada de Integração e Iniciação Científica. 

Segundo o Coordenador de Extensão e Pesquisa, Fernando R. Lengler, “a I Jornada de Integração e Iniciação Científica, tem como característica o incentivo e disseminação de pesquisas científicas e trabalhos realizados no âmbito acadêmico. O modelo de evento criado busca a integração e interação dos diferentes tipos de profissionais e áreas de conhecimento, com troca de experiências e discussões dos assuntos atuais e inovadores”.

Os Alunos da Faculdade Cesusc estão pré-inscritos, e a presença deve ser con firmada no local. O link para submissão de trabalhos http://cesu.sc/EnvioTrabalho

Confira a programação do evento

03/10 – Segunda-feira
Auditório – 19h: Palestra PROFATTO “Materiais e aplicações em Madeira e Vinílico” (Atividade do 9° Encontro de Design de Interiores)
Briefing: Informações técnicas e dicas práticas para tomar boas decisões na escolha de produtos à base de madeira ou PVC. Produtos: Piso de Madeira Maciça, Piso de Madeira Estruturada, Piso Laminado de Madeira, Piso Vinílico, Papel de Parede, Rodapés, Rodameios e Sancas. 
A loja é fundada em 2013 com o objetivo de apoiar os especificadores, profissionais da área e até mesmo o consumidor final, com toda a informação técnica e relevante dos melhores produtos encontrados no mercado nacional e internacional. Nossa filosofia é proporcionar ao mercado informações técnicas que possibilitem tomar as melhores decisões de compra.
Palestrante: Marcelo Palmieri Martins. Um dos sócios fundadores da empresa ProFatto, uma loja técnica e especializada em pisos, revestimentos, louças e metais.

Galeria – Pôsteres (Atividade do 9° Encontro de Design de Interiores)

Sala 13 – 19h: Workshop PUBLYA Mídia Programática (Atividade da XI SEMAD e Curso de Marketing)
Briefing: O que é Mídia Programática, Trading Desk, Plataformas DSP, Campanhas Digitais, Otimização e Segmentação de Campanhas e muito mais. A Publya é uma Trading Desk especializada em Mídia Programática. Através de plataformas DSP, otimiza a compra de mídia online em Display, Facebook, Mobile e Vídeo, entregando as campanhas para uma audiência qualificada e segmentada. Palestrantes: Luiz Kozma e Artur Pereira.
Site: http://publya.com/ 

Sala 13 – 20h: Workshop da Empresa AQUARELA – Papel do Big Data na Otimização da Gestão: Casos Práticos (Atividade Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
Briefing: A Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil é uma empresa de Big Data que oferece treinamentos, consultoria e ferramentas para transformar dados brutos em informação estratégica para organizações de médio e grande porte nos setores público e privado. Seu principal produto, o VORTX Big Data, é uma ferramenta que facilita a descoberta preventiva de cenários de negócio que podem ser maximizados ou minimizados, como por exemplo: cenários de manutenção, cenários de perda ou ganho de clientes, de doenças, grupos de risco e outros desafios de gestão onde diversos fatores(variáveis) influenciam no resultado. Além disso, o VORTX é capaz de fazer o ranqueamento dos pesos de influência de cada fator em relação ao objetivo de negócio. 
Com o crescimento exponencial do volume de dados nos últimos anos e com as possibilidades de monetização desse novo patrimônio, surge a necessidade de profissionais com novas habilidades analíticas, atingindo um público alvo como os empresários, gestores, consultores, desenvolvedores e analistas de sistemas que buscam utilizar estratégias de Big Data para: Predição de comportamento de clientes e cenários de negócio; Recomendação automatizada de produtos ou serviços; Segmentação de clientes; e Otimização de recursos de operação (fazer mais com menos). Palestrante: Joni Hoppen
Site: http://aquare.la/pt/

Sala 14 – Comunicações Orais (Iniciação Científica – Todos os Cursos) 
Apresentação e debate acerca das pesquisas submetidas (inscritas) e realizadas pela comunidade acadêmica (interna e externa).

04/10 – Terça-feira
Auditório – 19h: Palestra FEITO PELO DESFEITO – uma ideia sustentável (Atividade da XI SEMAD)
Briefing: Partindo do princípio que os recursos são escassos e as necessidades são infindáveis e que há um enorme desperdício destes já raros recursos, surgiu o hobby de transformar em arte e decoração coisas que, aparentemente, não seriam mais utilizadas. Este hobby ganhou força e transformou-se em um negócio sustentável, que envolve criatividade, paixão e muita dedicação. 
Palestrante: Marcelo Santos – Bacharel em Administração, especialista em Marketing, professor universitário e sócio fundador da Feito Pelo Desfeito- Decoração Sustentável.

Galeria – Pôsteres (Atividade do 9° Encontro de Design de Interiores)

Sala 13 – 19h: Workshop Atendimento holístico ao consumidor (Atividade da XI SEMAD e Curso de Marketing)
Briefing: Fundamentos do atendimento ao cliente; Ciclo de Humanização do Atendimento ao Cliente – CHAC; Organizações saudáveis e atendimento ao cliente. O workshop traz como benefícios a reflexão sobre: Relacionamentos duradouros e de confiança com os seus colaboradores e seus clientes; Visão holística e humanizada do processo de atendimento ao cliente; Habilidade para informar, educar e ajudar o cliente a comprar e usar os produtos e serviços da sua empresa. Palestrante: Marcelo Deluca. Professor Universitário e Diretor do ICG Treinamentos e NCP (Núcleo Catarinense de Pesquisa). Administrador (UFSC) especialista em Varejo (USP), pós graduado em Marketing (UFSC) Mestre em Administração (UFSC) Área: Marketing, Doutorando em Administração (Univali) Área: Marketing & Estratégia.

Sala 13 – 20h30: Workshop da OSSJ – “Observatórios Sociais e as oportunidades para Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação: Os olhos do povo sobre as contas públicas” (Atividade Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e XI SEMAD)
Briefing: O Observatório Social de São José (OSSJ) é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela sociedade josefense, apartidária, que objetiva realizar ações de educação para o exercício pleno da cidadania e o controle social (a fiscalização) dos gastos do Município de São José, em favor da transparência e melhoria na qualidade na aplicação dos recursos arrecadados por meio de tributos, minimizando as possibilidades de desvios dos recursos públicos em função de deficiência na gestão ou por meio de atos de corrupção. Palestrante: Jaime Luiz Klein
Parceria com o Grupo de Pesquisa Big Data do curso de ADS da Faculdade CESUSC.
Site: http://www.ossj.org.br/

Sala 14 – Comunicações Orais (Iniciação Científica – Todos os Cursos) 
Apresentação e debate acerca das pesquisas submetidas (inscritas) e realizadas pela comunidade acadêmica (interna e externa).

05/10 – Quarta-feira
Auditório – 19h: Workshop do Projeto REUNI – Parque Tecnológico Orion e UNIPLAC. Resgate e Promoção do Empreendedorismo Universitário (Atividade Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e XI SEMAD)
Briefing: O projeto REUNI, tem como objetivo resgatar e promover o Empreendedorismo Universitário, de forma abrangente, utilizando o ambiente acadêmico como ponte e estrutura para o desenvolvimento e fomento de potenciais ideias e/ou projetos oriundos no Núcleo Universitário, sejam estes diretamente das ações curriculares, de sala de aula, ou até de envolvimento com a comunidade externa a qual ela está inserida. Assim, permitirá o desenvolvimento de uma determinada região, possibilitando e atraindo o envolvimento de empresas, investidores e demais possíveis interessados que voltem a enxergar o ambiente universitário como um potente gerador de negócios, produtos e soluções das mais variadas formas e áreas de conhecimento.
O princípio do projeto, é voltado para um “sistema aberto” com o menor número de barreiras e burocracias possíveis, permitindo o acesso à qualquer acadêmico, professor, técnico, pessoas da comunidade, alunos de outras instituições, de escolas públicas ou privadas, de profissionais autônomos, enfim, de qualquer pessoa ou equipe que tenha uma ideia e que acredite que ela pode ser executada, e que com a ajuda e estrutura adequada, com o investimento adequado, possa se tornar um Negócio De Fins Lucrativos ou um Negócio De Fins Sociais voltados para Um Mundo Melhor! Palestrante: Claiton Camargo de Souza.
Site: http://www.projetoreuni.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/projetoreuni
Start do Projeto na Serra Catarinense: http://www.orionparque.com/noticia/160/reuni-realizando-o-empreendedorismo-universitario/

21h: Premiação Iniciação Científica (Iniciação Científica – Todos os Cursos)
Briefing: Os melhores trabalhos acadêmicos apresentados na I JORNADA DE INTEGRAÇÃO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (pôsteres e comunicações orais) serão premiadas com certificados e prêmio surpresa no término das atividades da jornada.

Sala 13: Workshops Docentes (Atividades Integradas – Todos os Cursos)
19h: Pesquisa e Inovação Empreendedora (Prof. Emerson Correia)
20h: Balance Scorecard na prática (Prof. Ibsem)
21h: Práticas em Design (Profa Monna)