19.05.2017 - Curso de Psicologia discute a Patologização do Mundo Fitness

Curso de Psicologia discute a Patologização do Mundo Fitness

O Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC, por meio dos professores José de Araújo Filho e Andréa Pesca, realizou na última segunda-feira (dia 15) um debate abordando o tema “Patologização do mundo fitness”. A atividade chamou a atenção para questionamentos sobre quando o esporte passa de equilíbrio e bem-estar físico e mental para problemas psíquicos e orgânicos.

O encontro foi uma atividade interdisciplinar e trouxe visões diferentes, mas não contrárias. Os assuntos foram embasados dentro da visão e linguagem de mundo de cada docente, assim como das teorias da Psicologia. A professora Andréa Pesca abordou a Psicologia do Esporte e o professor José de Araújo falou sobre a Psicanálise dentro desse contexto.

“O que percebemos é que o interesse em Psicologia do Esporte aumentou muito, assim como os estágios. Porém, o assunto ainda é pouco discutido e até a literatura é limitada. Eu abordei a qualidade de vida e execícios x patologias. Nada que é extremo é bom e as patologias muitas vezes passam despercebidas, tais como obsessão pela alimentação saudável, dependência do exercício físico, distúrbios alimentares, excesso de músculos. O José de Araújo trouxe reflexões sobre o Narcisismo, transtornos de personalidade, a obsessão pelo corpo, a satisfação pessoal, vaidade etc. Foi um debate enriquecedor”, explicou a professora Andréa Pesca.

Segundo os professores, outras palestras e diálogos com essa temática devem ser realizados, já que o feedback dos alunos e professores foi positivo.

"Da faculdade para o mercado de trabalho. Das técnicas à execução. Da apreciação da arte à prática delas. Daquilo que era sonho, torna-se real."

Evelyse Morales, Egresso de Design de Interiores
    Evelyse Morales

"Excelentes profissionais e ótima estrutura. No Curso a teoria e a prática caminham juntos, dando um boa base para o Mercado de Trabalho."

Matheus da Silva Santos, Aluno do Curso de Administração
    Matheus da Silva Santos

"Do CESUSC levo as boas aulas, as boas vivências, os amigos da sala, as gincanas, os Professores e tudo que eu preciso para ser um administrador."

Filipe Mesquita, Egresso do Curso de Administração
    Filipe Mesquita