19.05.2017 - Curso de Psicologia discute a Patologização do Mundo Fitness

Curso de Psicologia discute a Patologização do Mundo Fitness

O Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC, por meio dos professores José de Araújo Filho e Andréa Pesca, realizou na última segunda-feira (dia 15) um debate abordando o tema “Patologização do mundo fitness”. A atividade chamou a atenção para questionamentos sobre quando o esporte passa de equilíbrio e bem-estar físico e mental para problemas psíquicos e orgânicos.

O encontro foi uma atividade interdisciplinar e trouxe visões diferentes, mas não contrárias. Os assuntos foram embasados dentro da visão e linguagem de mundo de cada docente, assim como das teorias da Psicologia. A professora Andréa Pesca abordou a Psicologia do Esporte e o professor José de Araújo falou sobre a Psicanálise dentro desse contexto.

“O que percebemos é que o interesse em Psicologia do Esporte aumentou muito, assim como os estágios. Porém, o assunto ainda é pouco discutido e até a literatura é limitada. Eu abordei a qualidade de vida e execícios x patologias. Nada que é extremo é bom e as patologias muitas vezes passam despercebidas, tais como obsessão pela alimentação saudável, dependência do exercício físico, distúrbios alimentares, excesso de músculos. O José de Araújo trouxe reflexões sobre o Narcisismo, transtornos de personalidade, a obsessão pelo corpo, a satisfação pessoal, vaidade etc. Foi um debate enriquecedor”, explicou a professora Andréa Pesca.

Segundo os professores, outras palestras e diálogos com essa temática devem ser realizados, já que o feedback dos alunos e professores foi positivo.

"A Faculdade CESUSC sempre foi uma Instituição muito séria e engajada com a evolução da nossa sociedade. Foi meu portal de entrada para o sucesso!"

Carolina de Oliveira e Silva, Egresso do Curso de Administração
    Carolina de Oliveira e Silva

"Excelente estrutura, amplo espaço físico e agilidade na prestação de serviços administrativos, além de Professores extremamente atenciosos."

José Salésio Mateus Júnior, Aluno do Curso de Direito
    José Salésio Mateus Júnior

"A estrutura da Faculdade é ótima, excelentes professores e boa localização. Por esses motivos escolhi a Cesusc para fazer Design de Interiores."

Sulmara da Silva, Aluna do Curso de Design de Interiores
    Sulmara da Silva