Extensão

Os cursos, atividades e programas de Extensão da Faculdade Cesusc estão concentrados nas áreas de Gestão, Direito, Psicologia e Tecnologia da Informação. As inscrições e a participação estão disponíveis à comunidade acadêmica e externa.

Dentre as atividades de extensão, a Faculdade organiza palestras e eventos abertos gratuitos abertos à comunidade, contribuindo com a formação e a qualidade da educação no País. Desenvolve e sempre está aberta à mostras culturais, fotográficas e cinematográficas atendendo questões como os Direitos Humanos.

Além dos cursos tradicionais, a Faculdade Cesusc também desenvolve cursos de capacitação customizáveis conforme os interesses de empresas e suas necessidades de capacitação. São Cursos de Extensão feitos sob medida para empresas e organizações em geral. De um modo prático, o curso é estruturado sob medida, focando os reais interesses do grupo em determinado assunto, permitindo exemplos práticos mais condizentes ao dia a dia da organização. Saiba mais em Cursos de Extensão.

 

As Atividades de Extensão Acadêmica da Faculdade Cesusc tem por objetivo fomentar a integração da comunidade acadêmica, entre discentes docentes, corpo tecnico-administrativo e ainda a comunidade externa, por meio da realização de atividades extracurriculares. São consideradas Atividades de Extensão Acadêmica os cursos extracurriculares; palestras; seminários e congressos; projetos e programas.

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) tem como objetivo fomentar e produzir conhecimento e aplicá-lo na sociedade em nível local, regional e nacional. Desta forma, possibilitando o aprimoramento de competências do Corpo Docente, Discente e Técnico-administrativo, além de contribuir para a formação técnica, ética, estética e política e ratificar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pilar do Ensino Superior.

Dentre as atividades de Arte e Cultura o NAC oferece eventos regulares, tais como: cine debate, oficinas de poesia, teatro, música, fotografia, entre outros.

O Escritório de Atendimento Jurídico (Esaj) é parte integrante do Núcleo de Pesquisa e Prática em Direito da Faculdade Cesusc.

Destina-se à prestação de assistência jurídica gratuita à população carente, atuação que envolve não apenas o ajuizamento e acompanhamento de demandas frente ao Poder Judiciário, como igualmente atividades de conscientização jurídica, orientação e consultoria extrajudicial.

Além de desempenhar relevante papel social, o Esaj proporciona aos acadêmicos matriculados a possibilidade de vivenciar a prática jurídica, através da atuação em situações reais, objetivando não apenas a solução de conflitos, mas também a busca pela efetivação (e ampliação) de direitos para as populações carentes.

O Esaj realiza seus atendimentos em cinco áreas de atendimento especializado, que compreendem o atendimento dos casos relativos às seguintes matérias:

(i) direito civil;
(ii) direito administrativo e interesses coletivos (direito público);
(iii) direito penal e defesa do adolescente em conflito com a lei;
(iv) direito do trabalho;
(v) demandas sobre preconceito e defesa dos direitos humanos.

Ao Esaj estão vinculados, ainda, dois núcleos de atividades diferenciadas:

(i) Núcleo de Assessoria Jurídica Emancipatória (Naje)
(ii) Núcleo de Prática Jurídica em Arbitragem Empresarial (Nupa)

Além dos atendimentos nas áreas supramencionadas, que são realizados primordialmente nas instalações do Esaj, o escritório promove, em acréscimo, atividades junto à população carente e carcerária, no intuito de buscar uma maior aproximação com a comunidade externa, bem como ampliar os potenciais do direito fundamental à assistência jurídica integral e gratuita. Tais atividades são executadas pelo Núcleo de Atividades Complementares, estando englobadas nos projetos denominados:

  • “Assessoria Jurídica Emancipatória” e
  • “Assistência Jurídica aos Detentos do Complexo Penitenciário de Florianópolis”.

 

O Núcleo de Assessoria Jurídica Emancipatória (Naje) tem por objetivo enfatizar a necessidade de consolidação de uma visão ampliada da prestação da assistência jurídica gratuita, de modo a estender a atuação para além das esferas judiciais e conferir uma nova roupagem, na qual a atuação extrajudicial promova uma crescente consciência jurídica e política das comunidades carentes e, assim, possa revelar o potencial emancipatório do direito à assistência jurídica gratuita.

O Naje está voltado para o atendimento das denominadas “minorias”, tendo
sua atuação, até o momento, notadamente direcionada para o atendimento da
população trans, com destaque para demanda que oportunizou ao Escritório de Atendimento Jurídico (Esaj) sua atuação perante o STF, inclusive com sustentação oral realizada em novembro de 2015. O núcleo é responsável, ainda, pela coordenação do projeto “Venha conversar sobre seus direitos” que compreende a realização de atividades itinerantes em comunidades carentes destacadas, seguindo cronograma semestralmente elaborado.

Dentre os objetivos primordiais do projeto, pode-se destacar:

  • Promover uma maior integração entre a comunidade externa, a
    comunidade acadêmica e o Escritório de Atendimento Jurídico da Cesusc;
  • Aproximar a comunidade acadêmica das práticas reais desenvolvidas
    pelo Poder Judiciário;
  • Destacar a indispensabilidade da assistência jurídica gratuita na
    administração da Justiça e na efetivação do acesso à justiça.

A proposta da criação do Núcleo de Prática Jurídica em Arbitragem Empresarial (Nupa) é a de servir de opção aos acadêmicos interessados e previamente selecionados, para uma atuação prática, dentro da estrutura do Escritório de Atendimento Jurídico (Esaj), de atividades extrajudiciais, reais ou simuladas, com ênfase na arbitragem empresarial.

O objetivo do Nupa é ampliar o estudo da prática jurídica para além da atuação
em processos contenciosos junto ao poder judiciário.

O Código de Processo Civil/2015 coloca a arbitragem ao lado da garantia
constitucional de inafastabilidade da jurisdição incentivando a autocomposição, e a
regulamentando como política pública do Estado, dentro do chamado “modelo
multiportas” e integrado de solução de conflitos.

Parte-se do entendimento de que cada meio de resolução de conflito possui
características especificas e distintas, geradoras de fatores vantajosos e
desvantajosos. Em certos casos, é recomendável, inclusive, que sejam reunidas
várias formas, criando-se sistemáticas hibridas de resolução de conflitos. O estudo
da Arbitragem, dentro do Núcleo de Prática Jurídica é coerente com a formação dos
acadêmicos da área do direito como facilitadores do acesso à população à ordem
jurídica, numa visão de que a ordem jurídica e a pacificação dos conflitos não se dá
apenas no âmbito do contencioso judicial.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) foi criado por meio de convênio com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e presta atendimento gratuito à comunidade do Norte da Ilha.

O resultado é uma Justiça mais rápida, por meio da conciliação e utilizando procedimentos simplificados, viabilizando soluções de conflitos. Esse tipo de procedimento reduz o número de processos no Poder Judiciário e proporciona às partes um meio de atingir uma solução eficaz, rápida e menos litigiosa. Para mais informações sobre os serviços e atendimento gratuito ligue (48) 3239-2600.

Áreas de Atuação

  • Atendimento gratuito à comunidade do Norte da Ilha;
  • Atendimento gratuito aos turistas do Mercosul, por meio do Programa de Atendimento aos Turistas do Mercosul (PAM);
  • Participação efetiva em mutirões de conciliações.

O Projeto de Extensão Núcleo de Execução Penal (Nepen) tem como objetivo estimular o corpo discente do Curso de Direito da Faculdade Cesusc para o contato prático com a execução penal à partir do processo judicial eletrônico. Como esse objetivo tem-se o auxílio à adequada distribuição de justiça no Estado de Santa Catarina pela atuação em processos reais de execução criminal.

Objetivos Institucionais:

a.1) Instituir a ação de extensão do Curso de Direito;
a.2) Projetar a Faculdade CESUSC como expoente na área de execução penal;

Objetivos vinculados ao Ensino:

b.1) Oferecer um espaço para o desenvolvimento do conhecimento em execução penal;
b.2) Estimular a habilidade de raciocínio dos acadêmicos participantes e, por conseguinte, o interesse no tema;
b.3) Promover uma alternativa de aprendizado e atuação prática no meio universitário. Ex.: reunião de construção de petições(oficinas);
b.4) Provocar discussões acadêmicas a respeito dos problemas que o sistema penitenciário em Santa Catarina e no Brasil enfrenta atualmente, assuntos esses que fazem parte do universo jurídico.

Objetivos da Ação de Extensão:

c.1) Incentivar o corpo discente a entrar em contato e impactar a realidade dos apenados;
c.2) Promover aos acadêmicos o conhecimento do contexto em que a comunidade está inserida;
c.3) Desenvolver atividades de caráter prático (análise de processos de execução criminal reais) e atividades de caráter didático (workshops, minicursos, oficinas, palestras);
c.4) Possibilitar debates e reflexões através de exibições de documentários e filmes, estes com o intuito de realizar uma análise crítica sobre o tema em questão;
c.5) Leitura de textos que fomentem percepções sobre conhecimentos doutrinários na esfera da Criminológia Penal;
c.6) Promover reflexos jurídicos penais da lei antimanicomial na execução das medidas de segurança.

O Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia (Cepsi) foi instituído com as finalidades de investir na qualificação da formação profissional do Psicólogo em condições de responder adequadamente às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho; Constituir uma formação voltada para a cidadania e para ética por meio dos serviços prestados à comunidade; Articular saberes e práticas que respondam às demandas do perfil do egresso, da Instituição e da comunidade; Promover a formação continuada do Psicólogo por meio de: atividades teórico-práticas no Cepsi e Cursos de Pós-Graduação. Para mais informações sobre os serviçoes e atendimento gratuito ligue (48) 3239-2600.

Áreas de Atuação

  • Investir na qualificação da formação Profissional do psicólogo em condições de responder adequadamente às necessidades da sociedade e do mercado de trabalho;
  • Articular saberes e práticas que respondam às demandas do perfil do egresso, da Instituição de Ensino Superior e da comunidade.

Em sinergia com os alunos dos Cursos de Graduação da Faculdade Cesusc, o Escritório Júnior, nomeado de “EDGE Jr. – Escritório Júnior de Desenvolvimento em Gestão e empreendedorismo”, possui um conceito inovador organizado para apoiar, atuar e fomentar a prática profissional e de negócios empresariais e sociais.

Apresenta dinâmica pedagógica de pesquisa e extensão, com metodologias inovadoras para os alunos e profissionais envolvidos, aplicando os conceitos aprendidos em sala de aula nas atividades, oportunidades, empresas e comunidade.

Os trabalhos realizados no Escritório Júnior são gerenciados como projetos de curto, médio e longo prazo, atendendo toda a comunidade externa e interna do âmbito no qual a Faculdade Cesusc está inserida.

POR QUE “EDGE Jr.” – CONCEITUALIZANDO NOSSO NOME

Cada letra que compõe a palavra EDGE Jr., tem significados relevantes e apontam perspectivas importantes para o conceito geral do projeto.

A primeira letra “E” representa a quebra de paradigma de Empresas Juniores, tornando o projeto desta diferenciado e com o modelo de trabalhos focado em projetos. Por isso, esta letra representa a ideia de sermos um “Escritório de Projetos Júnior”.

A letra “D” traz um dos pontos focais do projeto de Escritório, já que aborta o “Desenvolvimento” de uma maneira mais ampla, englobando tanto no que tange ao desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, como o propósito central das atividades desenvolvidas que é o fomentar as práticas sustentáveis de negócios empresariais e sociais.

A letra “G” evidencia uma das competências mais importantes para todos envolvidos no projeto, a “Gestão”. Uma vez que essa característica será fortemente desenvolvida e apropriada por todos membros e negócios assumidos, já que o modelo de trabalho com projetos necessita de tamanho gerenciamento e gestão de recursos.

A última letra do nome e segunda letra “E” representa o Empreendedorismo, que acreditamos ser uma característica essencial para os participantes do Escritório Júnior, já que traz a ideia e visão de construção de novas soluções, melhorias e aperfeiçoamento de processos. Ser empreendedor significa ser criativo, produtivo e solucionador de problemas.

Além de representar a sigla que compõe o nome e características do Escritório Júnior, a palavra que consolidada (EDGE Jr.) significa, de certa forma, na língua inglesa a ideia de estar na “beira” ou “borda”. Para os membros da EDGE Jr., esta palavra significa a tangente entre os aprendizados da academia, com seus teóricos e reflexões pertinentes, com uma linha imaginária para o mercado de trabalho propriamente dito.

Com isso, o intuito principal da EDGE Jr. é, por intermédio das ações e projetos desenvolvidos internamente, preparar e aprimorar os conhecimentos adquiridos para uma suave e próspera transição entre o âmbito acadêmico para o mercado de trabalho.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O EDGE Jr. foca suas atividades em diversas frentes de atuação. As áreas de trabalho e esforços do escritório são:

  • Desenvolvimento de consultorias especializadas: Desenvolver projetos de consultoria específica para empresas a fim de solucionar problemas contratados das mesmas;
  • Parcerias em projetos com empresas consolidadas no mercado: concretizar parcerias com grandes empresas para apresentar soluções específicas gerando troca de informação e conhecimento;
  • Realização de eventos acadêmicos e profissionalizantes: Criar e realizar eventos que agreguem valor à formação dos alunos, professores e da comunidade em geral;
  • Desenvolvimento e execução de cursos com foco em capacitação profissional: Desenvolver e auxiliar no desenvolvimento de cursos profissionalizantes com o foco na capacitação da comunidade interna e externa;
  • Consultoria para novos negócios e orientação para Planos de Negócios: auxiliar negócios em fase de criação e formatação no que tange o planejamento e desenvolvimento de estratégias e planos a fim de fomentar a inovação no mercado local;
  • Atividades sociais voluntárias: Prestar auxílio a entidades sem fins lucrativos de modo que as mesmas implementem melhorias que ajudem a atender melhor a sociedade.

O Programa de Extensão “Arte, Cultura e Cidadania” possibilita a inclusão social dos usuários de rede de Saúde Mental de Florianópolis mediante ações interdisciplinares entre estudantes e professores da Faculdade Cesusc, tendo como foco uma oficina terapêutica voltada para a criação de arte.

As ações propostas pelo projeto, juntamente com os participantes  da oficina, integram um coletivo e são responsáveis pelo cumprimento das ações e metas estabelecidas.

As Atividades de Extensão Acadêmica da Faculdade CESUSC tem por objetivo fomentar a integração da comunidade acadêmica, entre discentes docentes, corpo tecnico-administrativo e ainda a comunidade externa, por meio da realização de atividades extracurriculares. São consideradas Atividades de Extensão Acadêmica os cursos extracurriculares; palestras; seminários e congressos; projetos e programas.

A Secretaria de Extensão Acadêmica da Faculdade Cesusc dispõe de um regulamento interno que rege as atividades, cursos e programas de extensão.

Para mais informações consulte o setor pelo telefone (48) 3239-2600 ou entre em contato pelo e-mail extensao@cesusc.edu.br