Design de Interiores

ENADE CONCEITO 4
  • Mensalidade
  • Duração
    2,5 Anos
  • Presencial
    Sede SC-401
  • Horário das Aulas
    Noturno

LOCAL DO CURSO: SEDE SC-401

O Designer de Interiores gradua-se em curso superior de tecnologia, em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC e desta forma pode exercer a profissão, como profissional liberal autônomo, empresário ou colaborador em organizações privadas e públicas.

Sempre em busca de soluções criativas, tecnológicas e esteticamente atraentes que resultem em melhor qualidade de vida, bem-estar e conforto para os usuários dos diversos ambientes, sejam eles para moradia, trabalho, lazer, estudo, entre outros.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Infraestrutura diferenciada

A infraestrutura do curso é um dos diferenciais da formação. Os alunos têm acesso a salas equipadas com pranchetas individuais, aos laboratórios de computação gráfica e de tecnologia com os melhores e mais atuais programas computacionais de modelagem 3D, assim como um Núcleo de Práticas Profissionais e Pesquisa em Design de Interiores.

Sintonia com o mercado

O corpo docente do curso é qualificado e atuante no mercado de trabalho. O curso promove a mostra anual de interiores “Vitrine Design de Interiores Cesusc” que apresenta para o mercado as iniciativas dos seus alunos.

Formação flexível

Com matriz curricular atualizada e flexível, integrada à “Era Digital” e ao processo ágil de projetos, que não apresenta pré-requisitos, o que permite que cada acadêmico faça a sua trajetória dentro do curso. O acadêmico, ainda, poderá obter certificações parciais por módulos de interesse.

Carreira

Para exercer a profissão, o Designer de Interiores gradua-se em curso superior de tecnologia, ministrado por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC - Ministério da Educação. Muitas variáveis influenciam um projeto de interiores na busca de soluções criativas, técnicas e esteticamente atraentes que resultam em qualidade de vida, bem-estar e cultura para os usuários do ambiente. A mais importante refere-se à natureza do uso do espaço: moradia, trabalho, lazer, estudo, entre outros.

Mercado de trabalho

A expansão do setor imobiliário impulsionou bastante o mercado de trabalho para os designers de interiores. Com isso surgiram mais vagas e melhores salários para esses profissionais. Além disso, a crescente valorização de um meio de vida mais sustentável representa um nicho em ascensão para os designers que trabalham com uma maior preocupação ecológica, e podem oferecer a seus clientes soluções criativas que colaborem com a natureza. O crescimento na carreira de design de interiores costuma acontecer de maneira muito rápida para profissionais realmente zelosos e competentes. Então invista em uma faculdade realmente qualificada e comece já a percorrer seu caminho rumo ao sucesso profissional!

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Projetos residenciais

Uma das áreas de atuação mais comuns para o profissional deste ramo, o segmento de projetos residenciais é aquele em que o designer de interiores deve dar maior atenção para as necessidades e gostos de seus clientes e menos para modismos do mercado.

Projetos comerciais/serviços

O designer de interiores que atuar em projetos de ambientes comerciais (lojas, pontos de vendas, entre outros) e de serviços (consultórios, hotéis, escritórios, etc.) deve levar em conta o perfil destas empresas e também o público que elas atendem.

Projetos institucionais

Esta área de atuação do profissional normalmente está ligada a projetos de grande porte, como um edifício institucional com grande circulação de pessoas e que deve, como outros projetos para empresas, levar em conta a proposta da instituição e os seus públicos.

Setor de mobiliário

Existem clientes que desejam apenas mudar os móveis de suas casas ou empresas e, para isso, contratam um designer de interiores para desenvolver o projeto do mobiliário sob medida. Este é mais um campo de atuação para o profissional formado nesta área.

Setor náutico

Em crescimento no país, o setor náutico têm sido cada vez mais um demandante dos serviços de um designer de interiores. O profissional desta área deve fazer os seus projetos respeitando o limite de cargas e de revestimentos permitidos.

Eventos

Os profissionais da área também são chamados para executar projetos de interiores para eventos. Neste caso, o designer deve observar a característica do cliente e do evento e propor alternativas que apresentem facilidade de montagem e desmontagem, transporte, entre outras características.

Sem taxa de matrícula.

A bolsa de 40% é concedida apenas para alunos novos, ou seja, os ingressantes na primeira fase do curso através de processo seletivo realizado no ano 2023/1.

Todos os descontos não são cumulativos e estão condicionados ao pagamento do boleto no prazo.

Formas de pagamento: boleto bancário ou cartões de crédito e débito.

PARA INFORMAÇÕES DE VALORES CLIQUE AQUI

Matriz curricular

Portaria Ministerial nº 267, de 03/04/2017, publicado no DOU de 04/04/2017

ementas do curso

Processo de Projeto Integrado

Projeto de Interiores junto a comunidade, com caráter extensionista temática na área de atuação do tecnólogo em Design de Interiores. Atividades iniciais referentes a fase Informacional do Projeto de Interiores: elaboração de briefing, de proposta para prestação de serviços, de contrato, levantamentos espaciais e informacionais, realização de entrevistas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Expressão Gráfica em Desenho Arquitetônico

Desenho Técnico de Arquitetura, aspectos referentes ao projeto de interiores, de forma a atender às normativas da ABNT, ao Código de Obras de Florianópolis e à normativa do Corpo de Bombeiros. Imagens, símbolos, convenções gráficas e técnicas. Vocabulário técnico.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Expressão Gráfica em Desenho de Observação

Representação gráfica em forma de croquis objetos, espaços, idéias e conceitos. Desenvolver a coordenação motora, a observação, a interpretação de formas, habilidade de expressar elementos compositivos e pictóricos através das técnicas gráficas de apresentação do desenho à mão livre de expressão e observação.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

História das Artes, Cultura e Sociedade

Introdução geral aos temas e objetos da História Social da Arte e da Arquitetura; estilos, escolas e movimentos desenvolvidos no ocidente; Aspectos da história e cultura afro-brasileira e indígena e suas influências na arte. Articulações entre arte, arquitetura e design; relações transversais entre sociedade, cultura, arte, arquitetura e design.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Introdução as Instalações Prediais

Entendimento de projeto de instalações prediais como: instalações elétricas - definições, simbologia, localização de cargas elétricas, quadro de cargas, condutores elétricos, eletrodutos, tipos de circuitos, instalações telefônicas; sonorização, climatização, sistema de automação, Instalações hidráulicas de água fria e quente, instalações de esgoto sanitário (pluvial, cloacal), Instalações de gás e de combate a incêndio, aparelhos e complementos, metais e louças sanitárias.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Fundamentos da Ergonomia

Fundamentos da Ergonomia, das bases antropométricas, biomecânicas e fisiológicas, aplicação em Design de interiores. Dispositivos de controle e manejo. Dimensionamento do mobiliário e dos espaços construídos, conforme a usabilidade e confiabilidade de produtos em relação usuário-projetista, do espaço de trabalho quanto às áreas e ângulos de alcance máximo para conforto do usuário.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Expressão Gráfica em Perspectiva e Humanização de Projetos

Representação gráfica de objetos, móveis e espaços internos através do uso de Perspectivas Cilíndricas - Cavaleira e Isométrica e Perspectivas Cônicas: 1 e 2 Pontos de Fuga com base em plantas e cortes técnicos. Elaboração de croquis rápidos, humanização e sombreamento de perspectivas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Computação Gráfica I

Computação gráfica aplicada ao desenvolvimento e representação de Projeto de Interiores, utilizando softwares voltados para a representação técnica de projetos dessa natureza. Representação visual digital de objetos aplicados ao Design de Interiores.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

História e Teoria do Design

Teorias que fundamentam a compreensão da disciplina do ponto de vista do fazer projetual e da elaboração estética, na sociedade pós-industrial.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Fundamentos da Linguagem Visual

Linguagem visual como forma de representação. Fundamentos teóricos e práticos aplicados diretamente ao Design de Interiores. Elementos básicos sobre os processos de percepção e cognição: Estudo da Forma, Cor e Composição.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Interiores Comerciais e Serviços

Projeto de Interiores com temática comercial e metodologia aplicada. Com responsabilidade ambiental. Organização de espaços comerciais, aplicação das etapas metodológicas de elaboração de projetos. Desenvolvimento de projeto a partir de perfil pré-estabelecido; ênfase à valorização do produto, os espaços coletivos e privativos, os fluxos e circulações e a acessibilidade relacionada ao espaço, mobiliário e equipamentos.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Design Inclusivo

Concepção de estudos, projetos de ambientes, de produtos e serviços na área do design de interiores adequados a diversidade humana, promovendo a inclusão por meio de soluções sustentáveis. Os sete princípios do design inclusivo/desenho universal. Acessibilidade através da NBR 9050/2004. Exercitar a cidadania, conforme a usabilidade e confiabilidade de rodutos em relação usuário-projetista - tecnologias assistivas.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Computação Gráfica II

Interface gráfica do CAD, sistema de coordenadas (UCS e WCS) e primitivas geométricas. Operações como: mover e posicionar elementos no espaço 3D, tipos de visualização do modelo 3D, diversas formas de Viewpoint. Viewports, superfícies malha 3D, comandos de edição 3D, modelamento de sólidos, operações Boleanas, criação de objetos 3D, a partir de formas em 2D e Maquete eletrônica (renderização).

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Conforto Ambiental Acústico

Conforto acústico como requisito importante da qualidade do ambiente construído; fundamentos da acústica, propriedades e o comportamento do som relacionado com a audição humana; normas de conforto acústico; princípios acústicos referentes aos ambientes internos. Soluções relacionadas com o desempenho e conforto acústico de ambientes internos, a especificação de materiais, situações com sensível atenuação ou completa correção de problemas de ordem de conforto acústico.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Conforto Ambiental Térmico

Conforto térmico como requisito importante da qualidade do ambiente construído; princípios do conforto térmico (aspectos climáticos/ambientais, humanos e construtivos); normas de conforto térmico relacionadas aos ambientes internos. Especificação de materiais; situações com sensível atenuação ou completa correção de problemas de ordem de conforto térmico.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Tecnologia Construtiva e Materiais

Grupos de materiais de interesse do Design de interiores e suas respectivas aplicações como: revestimentos de pisos, paredes e forros, aberturas: tipo de esquadrias e montagem, pinturas, acabamentos e detalhes, especificações e normas técnicas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Elementos Decorativos

Tecnologia de materiais e produtos utilizados na composição do projeto de Design como: papéis de parede, têxteis, tapeçaria e couro e elementos de paisagismo aplicado a interiores. Análise crítica dos elementos decorativos do projeto.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Interiores Residenciais

Projeto de Interiores com a temática do espaço residencial e metodologia do projeto aplicada, contemplando áreas externas, entorno. Espaços novos, reforma, remanejamento e revitalização de interiores. Elaborar estudo de problemas conceituais e metodológicos de organização do espaço interno, organograma e fluxograma, especificação de materiais, detalhamentos, utilização de escalas apropriadas, subsídios para atividades de fiscalização e execução das intervenções.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Gestão Profissional, Ética e Direitos Humanos

Conceitos fundamentais sobre mecanismos de mercado, os fundamentos de marketing, abordando o marketing de serviços em consonância com o desenvolvimento sustentável. Elaboração, planejamento, organização, eventos, negociação, marketing pessoal e gestão para o profissional de design de interiores.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Interiores - Projeto de Mobiliário

Projeto de móveis com metodologia aplicada. Moveis planejados fabricados sob medida inserindo no ambiente. Avaliar as questões estéticas aplicadas ao desenho do mobiliário. Espaços específicos e suas necessidades. Desenvolver a representação gráfica e o detalhamento do móvel, seus complementos, especificidades e materiais de revestimento.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Conforto Ambiental-Iluminação Natural e Artificial

Conceitos fundamentais em Iluminação: a Iluminação natural e artificial, o estudo das lâmpadas e luminárias, a Iluminação para ambiente residencial, comercial e de serviços. Efeitos visuais em iluminação. Elaborar Projeto luminotécnico, contemplando o cálculo e o memorial luminotécnico, relacionado com temas atuais em Luminotécnica.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Projetos Efêmeros

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Paisagismo

Fundamentação básica sobre: as variações climáticas, tipos de solos, para especificação das plantas e desenho de jardins; história da arte aplicada à composição e estilos dos jardins; taxonomia e morfologia vegetal básica; estética e composição para ambientes internos ou externos contíguos. Tecnologia de materiais e produtos utilizados na composição para ambientes no Design de interiores; Análise crítica dos elementos compositivos do projeto.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Ecodesign

Conceituação e história do Ecodesign. Métodos de reaproveitamento, reciclagem e reutilização. Análise de impactos ambientais de um produto. Estratégias projetuais para o desenvolvimento de projetos de ambientes e produtos sustentáveis.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Atividades Complementares

Carga Horária: 140

Créditos: 7

Psicologia Ambiental Aplicada

Carga Horária: 40

Créditos: 2

Composição, Modelagem e Maquetes

Carga Horária: 60

Créditos: 3

Projeto Multidisciplinar Integrador

Projeto de Interiores junto a comunidade, com caráter extensionista temática na área de atuação do tecnólogo em Design de Interiores. Atividades iniciais referentes a fase Informacional do Projeto de Interiores: elaboração de briefing, de proposta para prestação de serviços, de contrato, levantamentos espaciais e informacionais, realização de entrevistas.

Carga Horária: 80

Créditos: 4

Libras

LIBRAS e Educação especial histórica, contextualização e o papel político-pedagógico da escola. A linguagem e a surdez. Estrutura linguística da LIBRAS. Introdução à Gramática de LIBRAS. Comunicação em LIBRAS.

Carga Horária: 40

Créditos: 2

    Ao clicar no botão "ENVIAR", você concorda com a Política de Privacidade da Cesusc.

    coordenação

    PERY ROBERTO SEGALA MEDEIROS

    Docente da Faculdade desde 18/02/2008

    Currículo lattes

    corpo docente

    Disciplinas: Interiores De Serviços; Metodologia Do Projeto
    Docente da Faculdade desde 18/02/2008

    CURRÍCULO LATES

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 06/03/2024

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de Estágio em Psicologia Oportunidade de estágio em Arquitetura e Urbanismo Oportunidades Trabalho Oportunidade de estágio em…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 20/12/2023

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de Estágio em Arquitetura e Urbanismo Oportunidade de Estágio em Administração Oportunidade de Estágio em Direito  …

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 06/12/2023

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade de Estágio em Arquitetura e Urbanismo Oportunidade de Estágio em Administração Oportunidade de Estágio em Direito Oportunidade…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 29/11/2023

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira:   Oportunidade de Estágio em Arquitetura e Urbanismo Oportunidade de Estágio em Administração Oportunidade de Estágio em Direito…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 04/10/2023

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Oportunidade em Administração Oportunidade em Marketing Oportunidade em Direito Oportunidade em Gestão de Recursos Humanos Oportunidade em Arquitetura…

    leia mais

    VAGAS DE ESTÁGIO DA SEMANA – 30/08/2023

    Conforme divulgamos em nossas redes sociais, estamos postando as oportunidades de estágio e trabalho da semana. Confira: Estágio em Marketing Estágio em Administração Estágio em Direito Estágio em Arquitetura e Urbanismo Oportunidade de Trabalho   …

    leia mais